Blog

Lactonas Macrocíclicas: conheça as principais moléculas antiparasitárias para bovinos

lactonas-macrociclicas-conheca-as-principais-moleculas-antiparasitarias-para-bovinos-capa

Que os parasitas gastrintestinais causam prejuízos bilionários para os produtores rurais de bovinos você já sabe. Mas você conhece também a diferença entre os medicamentos da classe das lactonas macrocíclicas, como ivermectina, doramectina, abamectina, eprinomectina e moxidectina, principais moléculas utilizadas pelos produtores brasileiros? Sabe qual a molécula mais eficaz para a realidade da sua fazenda e o que há de mais moderno no mercado neste segmento?

Acompanhe este artigo e saiba tudo sobre as moléculas mais usadas no tratamento de parasitas gastrointestinais nos bovinos! 

Endectocidas mais utilizados no Brasil

Atualmente, os endectocidas, ou seja, produtos usados para o controle de parasitas internos e externos dos bovinos, mais usados no Brasil são: ivermectina, doramectina, abamectina, eprinomectina e moxidectina.

A molécula mais usada no Brasil hoje é, sem dúvidas, a ivermectina, bastante utilizada no tratamento de infecções de vermes redondos, infestações por bernes e carrapatos. Como é bastante utilizada há muitos anos, a ivermectina tem como desvantagem, apesar da sua eficiência, a resistência ou pouca eficácia de alguns parasitas.

A doramectina é outro endectocida bastante usado no Brasil, principalmente, no tratamento de bicheiras, também conhecidas como miíase. Muito segura, a molécula é ainda utilizada como tratamento profilático da bicheira no umbigo dos bezerros..

Outra molécula importante para a pecuária brasileira é a abamectina, indicada para tratamento de bernes, carrapatos, ácaros e mosca-dos-chifres. O produtor, porém, deve ter muita atenção no seu uso, já que ela não deve ser usada em bovinos com idade inferior a quatro meses ou que esteja em fase de desnutrição.

A eprinomectina é uma outra molécula bastante importante para pecuária nacional, já que é uma das mais recentes avermectina descobertas. Utilizada em tratamentos antiparasitários, possui rápida absorção e distribuição ao longo do corpo do animal, com um longo período de ação.

A moxidectina é indicada para controle de parasitas gastrointestinais e carrapatos, atuando de modo semelhante as demais lactonas macrocíclicas, sendo absorvida pelo parasita tanto por via oral (parasitos hematófagos) quanto cuticular (nematódeos). No animal, fica melhor concentrada no tecido adiposo, onde é liberada por até dois meses após a administração.

Potência máxima contra os parasitas!

Mais novo lançamento da Bimeda, a moxidectina tem como vantagem, segundo especialistas, sua alta eficácia contra os parasitas internos e externos em bovinos. Seu rápido poder de ação é ainda outra vantagem. Enquanto as demais LC podem levar até quatro dias, em média, para começar a fazer efeitos nos animais, a moxidectina consegue alcançar esses mesmos efeitos iniciais em apenas 19 horas.

A moxidectina tem ainda o menor nível de resistência dos parasitas aos seus efeitos. Com isso, é possível que o produto seja utilizado em doses menos concentradas do que outras moléculas no mercado.

Moxisolv resolve!

Com o objetivo de oferecer uma solução inovadora para o controle dos parasitas e carrapatos em bovinos, a Bimeda, empresa fabricante, comerciante e distribuidora de produtos farmacêuticos, de saúde animal, lançou o mais novo endectocida de seu portfólio, o Moxisolv, medicamento seguro e eficaz para toda criação de bovinos.

Esta é a primeira vez que os pecuaristas brasileiros poderão escolher o melhor produto no mercado à base de moxidectina.

Considerado implacável no controle de nematoides, o Moxisolv da Bimeda possui eficácia com mais de 80% dos helmintos e carrapatos nos bovinos e chega a ter percentual de redução do OPG (ovos por grama de fezes) de até 100% do 10º ao 14º dia após a aplicação um aumento de 4% quando comparado com outros produtos no mercado nesse mesmo período.

Segundo especialistas da empresa, o MoxiSolv é uma solução poderosa no combate aos principais parasitos internos e carrapatos que afetam o rebanho bovino. Sua eficácia é notável desde o primeiro dia de aplicação, alcançando uma taxa acima de 80% no controle de parasitas gastrointestinais. Nos estudos de eficácia, os carrapatos sensíveis à moxidectina demonstraram aumento progressivo da eficácia, ultrapassando os 80% a partir do 3º dia de aplicação e mantendo-se acima desse valor até o 35º dia.

Estudos clínicos realizados antes do lançamento do MoxiSolv mostram que o produto chega a ter 98% de eficácia contra Oesophagostomum radiatum, 93% contra Harmonchus placei, Cooperia pectinata e Cooperia punctata e 82% para o combate ao Trichuris discolor.

Para saber mais sobre o MoxiSolv e outros produtos da Bimeda acesse o portfólio completo da empresa e saiba todas as novidades na área de saúde animal!

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Desmame de qualidade é a chave para manter o bem-e...
Ciclo parasitário do berne é diferente das outras ...