Blog

Ciclo parasitário do berne é diferente das outras moscas que atacam os bovinos: saiba o que fazer

ciclo-parasitario-do-berne-e-diferente-das-outras-moscas-que-atacam-os-bovinos-saiba-o-que-capa

As altas temperaturas aliadas ao período chuvoso e úmido propiciam o ambiente ideal para o aumento da ocorrência dos bernes, o que gera problemas para bovinocultura de corte e de leite. O berne é uma doença parasitária conhecida também por dermatobiose e é causada pela larva da mosca Dermatobia hominis.

O berne é uma doença muito comum em todo o território brasileiro e as suas infestações podem causar grandes desconfortos nos animais e também prejuízos aos produtores rurais, relacionados, principalmente, a redução no ganho de peso, diminuição da produção leiteira, gastos com mão de obra e medicamentos, além da desvalorização do couro e a predisposição a outras doenças.

Um dos grandes diferenciais do berne em relação a outras doenças parasitárias está no ciclo da mosca Dermatobia hominis. É por isso que neste artigo vamos te explicar todo esse ciclo, para ajudar no controle da doença na sua propriedade. Acompanhe! 

Ciclo de vida do berne

De acordo com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Dermatobia hominis possui um hábito curioso: ela não coloca os seus ovos diretamente sobre o animal, mas captura outras moscas e coloca os seus ovos sobre elas para que estas levem as larvas até o hospedeiro. Com isso, o ciclo biológico se torna bem mais complexo do que o de outras moscas, como o da mosca-dos-chifres, mosca-dos-estábulos e moscas domésticas.

Como acontecem as infestações por berne nos bovinos

As moscas vetores têm hábitos diurnos e buscam por locais com vegetação abundante, que coincidem com os espaços de sombra usados pelos bovinos para descanso e proteção contra o sol. Por isso, os casos de berne costumam se concentrar em épocas do ano que são mais quentes e úmidas. Quando o animal procura por esse lugar de sombra, é atacado pelas moscas.

O ciclo da Dermatobia hominis começa quando as larvas se instalam no subcutâneo do bovino. Elas não necessitam de uma ferida aberta para se instalar no animal e vão se alimentando de tecido vivo. Normalmente, as regiões de maior incidência de berne são os membros anteriores, barbela e costal. A parte posterior é mais poupada, devido ao movimento da cauda.

No animal, as larvas se desenvolvem por 53 dias e caem no chão, onde se transformam em pupa. De 22 a 67 dias depois, a pupa se abre e a mosca adulta sai. Após 24 horas, a mosca já é capaz de copular.

O ciclo recomeça quando ela captura uma mosca veiculadora (mosca doméstica, mosca-do-chifre e mosca-dos-estábulos) para levar seus ovos e pousar no bovino.

Prejuízos causados pelo berne

Segundo a Embrapa, os prejuízos econômicos causados pelo berne estão relacionados à redução na produção de carne e leite, retardo do crescimento, predisposição a enfermidades e dados parciais ou totais nos couros.Os pesquisadores explicaram que não se sabe os valores exatos dos prejuízos, mas que animais com 20 a 40 bernes chegam a perder entre 9% a 14% de peso e peles com 10 a 20 perfurações em sua região nobre perdem de 30% a 40% do valor comercial.

Como evitar o berne na minha fazenda?

Os pecuaristas podem adotar algumas medidas relativamente simples para evitar a ocorrência dos bernes nas propriedades e eliminar o problema quando os animais estão infectados, como:

  • Limpe pastos, currais e local em que o rebanho costuma beber água;
  • Retire com frequência do curral o esterco produzido pelos animais;
  • Elimine o acúmulo de lixo e lama;
  • Faça a remoção ou recobrimento de esterqueiras, piscinas de decantação ou biodigestores para o controle de outras moscas que podem servir de vetores;
  • Ofereça nutrição adequada para o rebanho, tornando o sistema imunológico dos animais mais forte;
  • Utilize produtos que combatem ou repelem as moscas que podem ser vetor do berne;
  • Caso o rebanho esteja infestado, procure o tratamento adequado, utilizando medicamentos indicados para cada caso;
  • Mate os bernes que caíram ao chão após o tratamento. Eles têm potencial de se transformar em novas moscas vetores, aumentando o problema na sua propriedade.

Como tratar o berne?

A Bimeda é uma empresa inovadora que tem compromisso com a saúde animal, por isso, possui um portfólio completo para tratamento do berne. Veja abaixo como age cada um dos produtos e converse com o seu médico-veterinário de confiança!

Bimectin 3.5%: solução injetável à base de ivermectina a 3.5%. Além de ser indicado para o controle do berne, também pode ser usado no combate de parasitas externose nematódeos gastrintestinais. Com uma ação mais longa, o medicamento tem como grande vantagem a redução no número de manejos, o que causa aumento dos ganhos e melhor proteção do rebanho.

Doracide 1%: endectocida indicado para tratamento, prevenção e controle de parasitas internos e externos dos bovinos, como berne, vermes gastrintestinais, carrapatos e miíase. Com atuação em amplo espectro e composição à base de doramectina a 1%, o medicamento Doracide garante resultados para a produtividade na fazenda com o combate rápido e eficiente dos parasitas.

Texvet Max Pour On: indicado para uso tópico (pour-on) para combate do berne, carrapatos e demais moscas. Tem como benefícios a facilidade na aplicação, além da alta eficácia e o baixo período de carência, de seis dias para o abate dos animais e de um dia para leite.

Texvet Max: usado em pulverizações no combate a ectoparasitas em bovinos. Possui alto rendimento e eficácia, além de baixo período de carência, de seis dias para o abate dos animais e de um dia para leite.

Lontal Pour On: tem como foco a eliminação das larvas de berne e o tratamento de bicheiras com praticidade e eficácia. O produto é aplicado em apenas um ponto, facilitando o manejo, e possui ação sistêmica. Além disso, é pronto para uso e é colorido, o que evita a dupla aplicação.

Eprifort: solução indicada para o tratamento de infestações causadas por bernes, mosca-do-chifre e nematódeos gastrintestinais. É um produto à base de eprinomectina, molécula mais moderna entre as avermectinas, e tem como benefício a carência zero para abate e leite, além da facilidade na aplicação (pour-on).

Actyl Pour On: medicamento à base de fipronil 1%. Tem como benefício a promoção de efeito de longa duração, ação rápida, ampla margem de segurança, além de menor número de manejos, menos estresse e mais ganho para os animais.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando nosso blog para melhorar o dia a dia na sua propriedade!

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Lactonas Macrocíclicas: conheça as principais molé...
Produtor, você se lembrou de vermifugar o seu cava...