Blog

Desmame de qualidade é a chave para manter o bem-estar e a saúde dos bovinos

desmame-de-qualidade-e-a-chave-para-manter-o-bem-estar-e-a-saude-dos-bovinos-cap_20240410-120506_1

 O desmame dos bezerros é um momento bastante desafiador nas propriedades rurais. Dependendo da forma como é feita, tanto o bezerro como as vacas podem ter comportamento alterados, como vocalização excessiva e caminhadas por longos períodos à procura um do outro. Todo esse estresse, além de causar problemas relacionados ao bem-estar dos animais, resultam em prejuízos no bolso dos produtores rurais por conta da perda no ganho de peso e, principalmente, pela redução da imunidade dos animais deixando estes susceptíveis a doenças como verminoses, pneumonias e diarreias.

Neste artigo, vamos mostrar de forma prática as melhores estratégias para a realização do desmame e o que fazer para reduzir os riscos relacionados a esse momento. Acompanhe!

Desmame de bezerros, quando fazer?

Normalmente, o período de desmame dos bezerros ocorre entre os seis e oito meses de idade, época em que os animais estão aptos ao consumo de forrageiras e nutrientes como fonte de energia para seu desenvolvimento, não dependendo mais do leite materno.

Levando em conta esse intervalo e sabendo da época de concentração das montas no Brasil Central e na região Sul, é possível estimar, porém, que o desmame ocorre no país, principalmente, entre os meses de março a agosto, períodos de maior escassez de forragem por conta do inverno. Isso faz com que os produtores precisem redobrar a atenção para oferecer a nutrição adequada para os animais. 

Desmame abrupto ainda é o método mais utilizado no Brasil

O método comumente utilizado nas propriedades rurais brasileiras ainda é o desmame abrupto, ou seja, o bezerro e a mãe são separados sem nenhum tipo de adaptação.

Esse corte repentino no vínculo acaba gerando um estresse excessivo para ambos os animais. É muito comum observar comportamentos alterados dos bezerros e das vacas por conta desse tipo de manejo. Os animais passam a vocalizar excessivamente e a caminhar por longos períodos à procura um do outro. Com isso, há redução no tempo de pastejo e descanso, o que resultará em perda de peso nas primeiras semanas após o desmame.

Outro problema bastante sério está relacionado à imunidade dos animais. O estresse traz transformações fisiológicas importantes, que vão culminar na diminuição das defesas do organismo. Com isso, os animais ficam mais propensos a infecções como Tristeza Parasitária, verminoses, diarréias, pneumonias e fotossensibilização.

Mas então... como fazer o desmame de forma eficiente?

Existem diversos métodos para minimizar os efeitos negativos do desmame dos bezerros. Conheça na prática alguns deles:

Adaptação com contato visual: neste método, os bezerros e as vacas ficam apartados por uma cerca com o cocho de água comum entre ambos, o que permite o contato visual. Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia-Davis, com o uso desse método é possível que o ganho de peso dos bezerros seja 30% superior quando comparado com animais manejados de forma abrupta.

Desmame em dois estágios: método bastante indicado pelos especialistas. Consiste em, no primeiro momento, colocar um acessório nas narinas do bezerro para que ele não consiga mamar. O animal, porém, continuará caminhando e pastando junto à vaca.

Em um segundo momento, os animais ficam completamente separados, da mesma forma que ocorre no sistema tradicional. Com esse método, é possível constatar redução de 85% na vocalização, em relação a separação abrupta, diminuição de 80% no tempo de caminhada, aumento de 25% na alimentação e de 24% no tempo de descanso (Haley et al., 2005). A dificuldade nesse manejo, porém, é a colocação e a retirada das tabuletas (anéis de desmame), principalmente, em propriedades em que os lotes de animais são maiores.

Desmame controlado: esta técnica consiste em o produtor rural programar a quantidade de vezes que o bezerro vai mamar na matriz. Normalmente, os bezerros são inseridos em piquetes com oferta adequada de água, pasto e sombra e durante a manhã e à tarde são colocados junto das vacas para mamar, reduzindo o estresse e a perda de peso.

Desmame precoce: de acordo com a Embrapa, esta técnica consiste em separar os bezerros de suas mães em uma idade mais jovem do que o convencional - entre 90 e 120 dias - promovendo um desmame mais rápido e eficiente. Essa estratégia garante o aumento da produção de animais, já que as vacas emprenham mais cedo do que no método convencional, e redução do tempo para a venda do bezerro na fase de cria.

Desmama temporária: bezerro é separado da vaca de 48 a 72 horas, a partir dos 40 dias de idade. Esta estratégia melhora a fertilidade do rebanho em até 30%. Os bezerros precisam ter especial atenção dos produtores rurais nesta fase, evitando estresse para que mantenham desenvolvimento satisfatório.

Planejamento é fundamental para o sucesso no desmame!

Além de conhecer as estratégias mais eficientes para o manejo dos animais, é muito importante que o produtor rural faça o planejamento adequado desse período, sempre com orientação de um médico-veterinário.

Esse planejamento consiste, por exemplo, na disponibilização de piquetes com pastagem, água fresca, suplementação mineral e sombra para os animais, principalmente, nesse período mais seco e com pastagem de menos qualidade.

Outra dica importante é evitar aplicar vacinas, vermífugos ou fazer a castração dos animais no período de desmame. Esses procedimentos devem ser feitos com, no mínimo, 30 dias antes de iniciar o processo de separação.

O produtor rural também deve ficar atento ao transporte dos animais e evitar que ele ocorra durante o período do desmame ou logo após. O ideal é que o produtor aguarde de 15 a 20 dias e que o transporte seja feito da forma menos estressante possível aos animais.

Produtos Bimeda para garantir a saúde dos animais

Como vimos, a saúde dos bezerros e das vacas no momento do desmame pode ser bastante prejudicada. Para evitar que possíveis doenças causem ainda mais danos aos animais, a Bimeda mantém um portfólio completo contra os parasitas associados a esse período.

Para controle de parasitas internos e externos dos bovinos, o produtor rural tem à disposição o Doracide, indicado para o tratamento, prevenção e controle de vermes gastrointestinais, bernes, carrapatos e miíase. O Epifort é outra solução Bimeda, à base de Eprinomectina, com dose 1 mL para cada 20 kg e carência zero, usado para tratamento de infestações causadas por nematódeos gastrintestinais, bernes e mosca do chifre.

Indicado para o tratamento e controle de parasitas internos e externos, o Moxisolv é um outro produto da Bimeda que resolve os problemas de parasitas dos bovinos. Pode ser administrado com segurança em bovinos jovens e adultos, bezerras e fêmeas prenhas. Com ação prolongada e redução no número de manejos, o Bimectin também é uma opção para os produtores rurais no controle dos parasitas internos e externos dos bovinos.

O Pan 10 é um medicamento oral com amplo espectro e indicado para o controle de diversos parasitas do trato gastrointestinal. O produto tem baixa toxicidade e traz como vantagem a redução na reinfestação dos rebanhos e atuação em todas as fases do ciclo dos parasitas.

Gostou de saber mais sobre as estratégias mais eficientes para o desmame dos bezerros de bovinos? Então agora coloque as dicas em prática e garanta a saúde dos animais e a rentabilidade da sua propriedade! 

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Lactonas Macrocíclicas: conheça as principais molé...