O manejo sanitário dos bezerros é fundamental para determinar os resultados nas fazendas de pecuária, ainda mais considerando que a taxa de mortalidade na primeira fase de vida varia entre 6% a 12%. Entre os principais cuidados está a prevenção da miíase que pode acometer bezerros recém-nascidos, especialmente no momento da desinfecção do umbigo, já que se feita de forma incorreta, torna a região um atrativo para as moscas varejeiras depositarem suas larvas. Acompanhe a leitura e entenda como prevenir e os benefícios para a produtividade da sua propriedade!
Como ocorre a infecção da miíase?
A miíase, conhecida popularmente como bicheira, acontece a partir da infestação de larvas da mosca Cochliomyia hominivorax na pele do animal. Essas moscas são atraídas por feridas expostas, como é o caso do umbigo não curado em bezerros. As fêmeas realizam a postura dos ovos na borda da lesão que após 10 a 24 horas eclodirão, liberando as larvas. Estas ficam entre 4 a 8 dias no tecido e, ao caírem no solo, recomeçam o ciclo. Ao não tratar a miíase, as larvas podem começar a se alimentar do tecido necrosado, provocando traumas ainda mais graves.
As infestações são mais comuns nas estações mais quentes e chuvosas por causa do aumento da população de moscas. Portanto, se há na sua fazenda vacas que irão dar cria em breve, se prepare para realizar todo o manejo sanitário necessário, incluindo a desinfecção adequada do umbigo e a aplicação de endectocida eficaz para a prevenção de miíases.
Quais são os prejuízos?
A miíase em bovinos é responsável por muitos prejuízos para os produtores devido aos gastos com tratamento, perda de produtividade, lesões no couro e até mesmo a morte do animal. Especialmente em relação aos bezerros, que são mais frágeis, esses danos podem representar uma redução considerável na lucratividade, já que a bicheira afeta diretamente o ganho de peso, atrasando a idade de desmame e aumentando os gastos com medicamento e mão de obra.Consequentemente, sua rentabilidade será prejudicada por um problema que pode ser evitado se houver atenção à prevenção!
Como realizar a prevenção em bezerros?
O primeiro passo é cuidar do umbigo, realizando a desinfecção através de uma solução específica para a cura de umbigo, ou por exemplo, usar uma solução com iodo a 10%. Esse processo não deve ser realizado apenas uma vez, mas de forma a assegurar a cura completa do umbigo para que não se torne alvo das moscas causadoras da bicheira. Em seguida, você deve iniciar a aplicação de endectocida, preferencialmente doramectina a 1%, maneira altamente eficaz de prevenir as bicheiras em bezerros e bovinos no geral. Assim, você estará cuidando para aumentar a produtividade da sua fazenda com investimento menor quando comparado às despesas para tratar animais parasitados.
Conheça Doracide, o endectocida da Bimeda
A Bimeda, companhia global especializada em saúde animal, disponibiliza a você, produtor, sua mais nova solução antiparasitária: Doracide. À base de doramectina a 1%, este endectocida é próprio para uso em bovinos e possui ação comprovada contra miíase, vermes gastrointestinais, carrapatos e bernes. Libere sua produtividade com Doracide!
Fontes: Dia de Campo, Agrolink e Gestão no Campo