Período de chuvas é ideal para a estação de monta
Já ouviu falar que nas vacas o "cio entra pela boca"? O ditado comum entre os pecuaristas está correto. Para um bom período reprodutivo é preciso que as vacas estejam bem alimentadas, com peso adequado. E não há período melhor para isso do que quando a chuva cai e o pasto fica bem verdinho. É por isso que a época ideal para a chamada estação de monta é justamente agora, entre setembro e janeiro.
Se planejar para estar tudo preparado para que a estação de monta ocorra na época das águas é sinônimo de dinheiro no bolso do produtor rural. Isso porque a gestação das vacas vai ocorrer na melhor época nutricional das forragens, que, aliada a suplementação específica, proporcionará melhor desenvolvimento fetal. Além disso, as vacas vão parir os bezerros no período da seca, ou seja, quando há menor incidência de doenças e parasitas como carrapatos, bernes, moscas e vermes.
As vantagens são muitas, mas, o que fazer para deixar tudo preparado e a estação de monta ser um sucesso na sua propriedade? Nesse artigo, vamos te explicar esse passo a passo. Acompanhe!
Estação de monta, o que é?
Mas antes de tudo, vamos começar pelo básico. A estação de monta é um tipo de manejo reprodutivo no qual as fêmeas em reprodução são expostas ao touro ou à inseminação artificial durante um determinado período do ano, com o objetivo de concentrar os partos e, consequentemente, as operações, como desmama, vermifugações, vacinações, entre outras.
Vantagens
De acordo com os veterinários, a estação de monta pode proporcionar aumento da margem bruta para a fazenda em mais de 30%. Isso porque a técnica propicia a elevação da taxa de fertilidade das matrizes e de viabilidade das progênies. Além disso, a estação de monta permite que o produtor tome conhecimento da real situação reprodutiva dos seus animais, o que possibilitará que ele faça a substituição e o descarte das matrizes que não emprenham no período adequado.
Outras vantagens são: otimização da mão de obra e melhor rendimento financeiro e bezerros mais pesados ao desmame, o que resultará em bois desejados pelos mercados mais exigentes e futuras matrizes mais precoces no início da fase reprodutiva.
Passo a passo
O primeiro passo para realizar a estação de monta é analisar o clima da região em que a propriedade está localizada. O objetivo é conciliar a época do ano que proporcionará melhores índices de prenhez das matrizes e condições ideais de criação dos bezerros. Para facilitar, os especialistas recomendam que a estação de monta seja estabelecida após o acúmulo de pelo menos 80 mm de chuva. Se a matriz estiver com boa condição corporal, essa quantidade pode ser dispensada.
Outro ponto importante a ser avaliado é a duração da estação de monta. A recomendação é que esse período dure até três meses. É possível que ele seja estendido, dependendo da condição da fazenda.
Tão importante quanto garantir a boa condição corporal das fêmeas para a estação de monta, é também se atentar a questões relacionadas à fertilidade. Para isso, a indicação é fazer um exame andrológico nos touros para analisar o sêmen que será utilizado no manejo.
É importante que o produtor também esteja atento para cobrir o maior número de vacas logo no início da estação de monta. Isso vai garantir que essas vacas vão parir no início da estação de parição e, consequentemente, terão mais tempo para ficarem gestantes na estação de cobertura seguinte.
Produtos Bimeda são aliados dos pecuaristas para eficiência na reprodução
Para garantir o sucesso da estação de monta, os pecuaristas podem contar com três importantes aliados produzidos pela Bimeda, empresa especialista em saúde animal: Sincroben, Clocio e Biprogest, produtos que vão auxiliar na sincronização do cio das vacas em diferentes protocolos, proporcionando melhor inseminação dos animais.
O Sincroben age como sincronizador de desenvolvimento folicular e indutor de ovulação em bovinos, tendo como ingrediente principal o benzoato de estradiol. O produto também ajuda a melhorar os índices de reprodução na fazenda e passar o controle do manejo reprodutivo para as mãos do pecuarista.
Já o Clocio é uma solução que atua como agente luteolítico, agindo na lise do corpo lúteo e reduzindo a produção de progesterona nas vacas e novilhas.
Outra opção é o Biprogest, implante de progesterona a 1.25% de liberação lenta, que tem a função de bloquear cio e ovulação nos protocolos reprodutivos.
Gostou de saber mais sobre a estação de monta? Então compartilhe esse artigo com seus amigos e continue acompanhando o blog Bimeda para mais dicas sobre saúde animal e rentabilidade das propriedades rurais!
When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.