De acordo com levantamento feito pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, o valor do leite pago ao produtor em junho – com base no produto captado em maio – ficou praticamente estável frente ao mês anterior. A chamada "Média Brasil" líquida fechou a R$ 1,5278/litro neste mês, uma alta de 0,68% em relação à de maio, mas 13,9% superior à registrada em junho do ano passado. Os estados do Paraná e o Rio Grande do Sul não seguiram a tendência e registraram médias mensais mais expressivas de alta: 2,93% e 2,86%, respectivamente, de maio para junho.
Retrospectiva dos preços do leite ao produtor
Ainda segundo os dados do Cepea, desde o início do ano, os preços do leite ao produtor já subiram 21,1% na "Média Brasil" líquida. Os especialistas atrelam essa expressiva valorização ao cenário de elevada competição entre indústrias para garantir a compra de matéria-prima e ao registro de menor oferta no primeiro semestre deste ano. As condições climáticas têm limitado a disponibilidade de leite.
Um exemplo é a redução de chuvas no Sudeste e Centro-Oeste e, consequentemente, a diminuição da qualidade das pastagens. Outro fator de redução na produção se deve a maior insegurança de produtores em realizar investimentos desde 2017. Há também a questão dos laticínios que enfrentam dificuldades em repassar as valorizações da matéria-prima ao consumidor, em razão do cenário de estagnação econômica.
Levantamento de preço do leite: pesquisa e estudos para expandir conhecimento
Há 25 anos o Cepea realiza o levantamento de preços do leite ao produtor. No início, em 1994, a coleta de dados tinha como foco os valores brutos para os estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Durante esses anos todos, muita coisa mudou e o Cepea acompanha a evolução do setor lácteo nacional.
A Equipe de Leite do Centro é responsável por realizar pesquisas diárias, quinzenais e mensais sobre preços no campo e na indústria. Hoje em dia, são coletados mais de 35 mil dados ao longo de todos os meses do ano. No caso da pesquisa do leite ao produtor, o volume da amostra do Cepea representa, em média, 30% da quantidade da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE para os sete estados que compõem a "Média Brasil".
Informação para expansão
Os levantamentos do Cepea sobre a produção do leite no país são feitos por pesquisadores da Universidade de São Paulo e têm a missão de gerar conhecimento estratégico, com base científica. Os dados divulgados servem para auxiliar a tomada de decisão dos agentes da cadeia produtiva láctea. O trabalho da instituição, realizado de forma transparente e neutra, auxilia também na articulação de demandas e na contribuição com o processo de coordenação do sistema agroindustrial do leite, que se fortalece ano após ano.
Fonte: Cepea Esalq/USP
Estar bem informado, por meio de canais relevantes e de credibilidade, sobre os números do setor é fundamental para o crescimento dos bons negócios. No site da Bimeda, você encontra outras notícias e informações que podem fazer a diferença no dia a dia no campo.