Você já ouviu falar na eprinomectina? Sabia que ela pode ser uma grande aliada para manter a saúde do seu rebanho de gado de leite e de corte?
Neste artigo vamos te explicar mais sobre essa nova molécula e como ela pode te ajudar no controle de parasitas internos e externos importantes na produção por um período de ação longo. Acompanhe!
Principais problemas causados pelas verminoses em bovinos
As verminoses trazem grandes problemas para a saúde e eficiência dos bovinos de corte e de leite, por isso, é muito importante que o produtor esteja atento e inicie o tratamento com produtos efetivos e de rápida ação.
Entre os principais problemas causados pelas verminoses estão:
- Redução no consumo voluntário dos alimentos
- Prejuízo na digestão e absorção de nutrientes
- Redução na eficiência reprodutiva
- Perda de produtividade
- Possível morte dos animais contaminados
Além disso, os produtores rurais acabam tendo prejuízos adicionais no dia a dia referentes a necessidade maior de mão de obra, uso de medicamentos e problemas relacionados a resíduos de medicamentos na carne ou leite, caso o manejo seja feito de forma errada.
O que é eprinomectina?
A eprinomectina é um produto modificado da fermentação de uma espécie de bactéria chamada Streptomyces avermectilis e é a mais recente avermectina descoberta e utilizada em tratamentos antiparasitários.Ela mantém as mesmas atividades antiparasitárias das demais avermectinas, porém, tem um impacto antiparasitário maior quando comparado às moléculas tradicionais.
Quais as principais vantagens da eprinomectina?
A grande vantagem da eprinomectina é seu longo período de ação. Após a administração do medicamento, ele é absorvido rapidamente e distribuído por todo o organismo do animal, atingindo com rapidez os parasitas internos e externos. Com isso, ela proporciona proteção por um período de até 28 dias contra carrapatos e moscas do chifre e até 42 dias contra vermes internos.
Além do efeito prolongado, o produto age de forma muito rápida no foco do problema. Logo no primeiro dia após a sua aplicação, os ovos por grama de fezes de parasitas internos caem pela metade.
No caso dos bernes, quatro dias após a aplicação do produto o número médio de larvas vivas de berne reduz de 15 para 01. Já nos bernes, quatro dias depois de administrado, a eficácia do produto chega a mais de 90%.
Toda essa eficiência resulta em aumento por vaca de 47 litros de leite, incremento na produção de proteína no leite em 2,2 kg e acréscimo de produção de gordura do leite em 1,8 kg (Little et al., (2000).
Além disso, um estudo mostrou que o controle eficaz de vermes gastrointestinais pós-parto em novilhas de primeira cria pode reduzir a média de intervalo do parto a concepção em 13 dias (79,7 dias em comparação com 92,6 dias) e melhoram sua taxa de prenhez após a primeira inseminação em 52,2% (Mejia et al., (2009).
Conheça o Eprifort 1% Pour On da Bimeda!
Para ter acesso a todos os benefícios da eprinomectina e poder utilizar essa molécula de forma segura, eficaz e fácil, a Bimeda, empresa com excelência global em saúde animal, disponibiliza para o mercado o Eprifort 1% Pour On.
O produto é indicado para o tratamento das infestações dos bovinos causadas por nematódeos gastrintestinais na forma adulta (Haemonchus placei, Trichostrongylus axei, Cooperia pectinata, Cooperia punctata, Oesophagostomum radiatum e Trichuris discolor), larvas de Dermatobia hominis (bernes) e mosca do chifre (Haematobia irritans).
Com carência zero e aplicação pour on, o Eprifort 1% pode ser usado com segurança em bovinos jovens e adultos, inclusive em fêmeas prenhes e lactantes.
Para o produtor, outra grande vantagem é a não necessidade de agulhas na aplicação e o alto rendimento. Um frasco de um litro do produto pode tratar 44 animais de 450 kg!
Acesse o site da Bimeda e conheça mais sobre o Eprifort 1% Pour On! Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro do que há de mais moderno e eficaz para manter a saúde do seu rebanho!