A rentabilidade na produção de bovinos de corte depende de uma série de fatores relacionados diretamente à produção, como genética, nutrição dos animais, saúde do rebanho, mas também a fatores que estão relacionados ao mercado. Entender todos os componentes que pairam a produção de bovinos é fundamental para o planejamento do produtor rural e o sucesso da sua produção.
Atualmente, o Brasil vive a expectativa de reação do seu ciclo pecuário, com preços mais firmes do que em 2023, ano marcado pela oferta elevada de carne bovina no mercado, com um maior número de animais para abate e preços mais baixos. Apesar da perspectiva favorável, os analistas de mercado enxergam uma virada realmente do ciclo no final deste ano e começo de 2025.
Mas, o que significa ciclo pecuário e como ele influencia o preço do boi?
Engana-se quem pensa que o ciclo pecuário diz respeito ao período entre a concepção e o abate dos animais. Não! O ciclo pecuário é um fenômeno de oscilação entre períodos de alta e de baixa nos preços dos animais e da carne. Este ciclo se repete periodicamente e está na casa de sete ou seis anos no Brasil.
Na prática, ele funciona assim: no momento de alta do ciclo, a oferta de bezerros é baixa e a arroba do preço do boi gordo e da reposição aumenta, o que resulta na maior retenção de fêmeas no campo. Já no momento de baixa, a oferta de bezerros cresce, o que despenca o preço da arroba e aumenta significativamente o abate de matrizes.
Segundo analistas de mercado, em 2023, por exemplo, o preço da arroba do boi despencou, o que fez com que o produtor diminuísse os investimentos e comprasse menos insumos, desfazendo-se de boa parte das fêmeas para ter caixa.
Agora, os analistas começam a observar uma virada de ciclo, pois com o menor número de matrizes para a estação de monta, a safra de bezerros será reduzida lá na frente, o que deve fazer com que a oferta de boi gordo seja limitada ainda mais adiante, o que deve valorizar a arroba e estimular que os produtores adquiram mais insumos e façam novos investimentos na produção.
Viu só porque se chama ciclo? Mas calma, todo esse movimento é lento. Lembre-se, o ciclo dura cerca de seis ou sete anos, por isso, é importante acompanhar de perto o mercado e saber: os momentos de baixa vão passar, assim como é preciso planejar mesmo na alta.
Como entender o ciclo pecuário vai ajudar na minha produção?
Compreender como funciona o ciclo pecuário é de fundamental importância para o planejamento da sua produção em áreas relacionadas a compra, custo de produção, investimentos e melhor momento para vender os animais.
Entender o ciclo e estar atento ao mercado é imprescindível para que o produtor tome decisões acertadas! Isso porque ele poderá fazer um planejamento cuidadoso e traçar uma boa estratégia de abastecimento, que vai reduzir os custos e aumentar a produção, acarretando em mais arroba e preços mais satisfatórios.
Quando então é o melhor momento para investir na minha produção?
Bom, você já viu que é preciso estar muito atento ao mercado e ter um planejamento na ponta do lápis para passar bem pelos ciclos pecuários, né? Os especialistas nesta área costumam dizer que cada momento do ciclo pecuário é também uma oportunidade para os produtores rurais.
Nos períodos em que os preços dos bezerros e do boi gordo estão em alta, por exemplo, é possível investir parte dos recursos que estão entrando para ampliar a capacidade produtiva da fazenda e fazer caixa para o momento de baixa. Essa disponibilidade de recursos permitirá, por exemplo, que as decisões estratégicas sejam tomadas de forma mais rápida quando a receita não estiver tão boa assim.
Os momentos de baixa também podem ser interessantes para investimentos estratégicos relacionados, por exemplo, com a reposição de longo prazo de terminação, com foco em animais com genética superior. Além disso, os produtores podem usar esse momento para repensar alguns pontos do processo de produção, qualificando sua equipe e otimizando o uso de recursos.
Mas é só o ciclo pecuário que influencia o preço do boi?
Não! Diversos outros fatores podem influenciar diretamente a formação de preços e de insumos, como é o caso de guerras, pandemias, clima, política externa e taxações, por exemplo.Por isso, acompanhe sempre o blog da Bimeda. Aqui trazemos o que há de mais novo para manter a saúde e o bem-estar do seu rebanho e também tudo o que você precisa saber para fazer um bom planejamento e manter a rentabilidade da sua propriedade.