Na primeira década de atuação no mercado brasileiro, indústria veterinária aumenta faturamento em cinco vezes e anuncia investimentos de R$ 10 milhões em ampliação da fábrica em Monte Mor (SP)
No mês de maio, a Bimeda, fabricante, comerciante e distribuidora de produtos farmacêuticos veterinários e de nutrição animal, completa 10 anos de atuação no Brasil com um crescimento de cinco vezes no faturamento. Para dar suporte a esse crescimento que continua, a empresa anuncia investimentos para ampliação de sua fábrica localizada em Monte Mor, no interior de São Paulo.
Fundada na Irlanda em 1960, a Bimeda iniciou suas atividades no Brasil em 2011 após a aquisição de 51% da Mogivet. Em 2015, a Bimeda comprou o restante da Mogivet, passando a ser detentora da totalidade do negócio no País e hoje conta com uma linha de produtos focada nas áreas de produção animal, equinos e pequenos animais. "Começamos pequenos, fomos crescendo, e hoje o Brasil é o segundo mercado mais importante para a empresa no mundo, considerado um dos principais vetores de crescimento da companhia. Fomos construindo e conquistando esse espaço ao longo dos anos e agora faremos investimentos para ampliar nossa planta e a capacidade de produção por aqui", conta o médico-veterinário e Diretor Comercial da Bimeda Brasil, José Mauro Bertolini.
No ano em que comemora sua primeira década em solo brasileiro, a empresa registra um crescimento de cinco vezes no faturamento, considerando apenas as vendas no mercado interno, sem contar as exportações. O crescimento nesse período se deu com aumento de portfólio, da base de clientes e de área de cobertura.
"A Bimeda Brasil é um dos principais players no mercado de antiparasitários e no segmento de antibióticos e está entre as cinco empresas de maior crescimento no mercado brasileiro no setor de ruminantes. Para dar suporte a esse crescimento, vamos ampliar nossa fábrica de forma a mais do que duplicar nossa capacidade de produção", anuncia Bertolini.
A empresa vai investir cerca de R$ 10 milhões para ampliar a fábrica de antiparasitários em Monte Mor, aumentando em 120% a capacidade de produção e a de armazenamento de matéria-prima e produto acabado entre 300 e 500%. A planta industrial atualmente conta com cinco prédios, totalizando 2.400m² de área construída, onde se encontram as áreas administrativas, pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade, armazéns e instalações de fabricação e onde atuam 110 colaboradores.
Mercado interno e exportação
A ampliação da fábrica será focada para atender o aumento da demanda por antiparasitários, tanto para o mercado local quanto para exportação, já que a unidade brasileira fornece produtos para países da América do Sul e Central, México e para outras unidades da Bimeda no mundo.
Além do atendimento dessa demanda, a ampliação da fábrica deve impulsionar o atendimento de produção terceirizada, segmento em que a Bimeda é reconhecida pela qualidade do seu processo produtivo.
Com certificação ISO 9001 – 2015, conquistada em 2018, a Bimeda se preocupa com a qualidade e controle de todos os processos de fabricação, garantindo produtos de alta qualidade de forma consistente. "Conseguir essa certificação foi muito importante para nós. Envolveu muito trabalho, esforço e dedicação", reforça José Mauro.
Crescimento mesmo com a pandemia
No último ano, mesmo no cenário atual de pandemia, a Bimeda conseguiu crescer no mercado e aumentar a produção. Até o mês de abril deste ano, a empresa registrou um crescimento de 40% em relação ao mesmo período.
"Redobramos os cuidados de higiene, cumprindo todos os protocolos sanitários. Na verdade já tínhamos um cuidado rigoroso, com todos os EPIs, exatamente por sermos uma farmacêutica veterinária. Então só precisamos ampliar alguns pontos. Realizamos reuniões diárias para acompanhar e proteger os nossos colaboradores e não tivemos nenhum caso de transmissão dentro do ambiente da fábrica. Dessa maneira, não foi preciso fechar nenhuma linha de produção e pudemos atender os nossos clientes, com resultados ótimos e um crescimento acima do planejado", conta o Diretor Comercial, que completa "Estamos crescendo de forma orgânica e sempre buscando novas oportunidades".